O estresse pode levar à melhoria da produtividade, mas também leva à ansiedade, depressão, obesidade, disfunção imunológica e mais uma série de resultados ruins para a sua saúde. A Medicina do estilo de Vida ajuda os pacientes a reconhecer as respostas negativas ao estresse, levando mecanismos de enfrentamento e técnicas de redução do estresse.
Quer adicionar mais saúde e mais anos de vida? A comida supera tudo. Escolha alimentos integrais, à base de plantas, cheios de fibras, densos em nutrientes, promotores de saúde e combate a doenças! Considere vegetais, frutas, feijões, lentilhas, grãos integrais, nozes e sementes como seu guia. Você vai notar que suas refeições serão mais leves e saciáveis, aumentando por consequência, a sua boa forma e sensação de felicidade.
Escolha atividades físicas regulares que você goste para manter a constância no dia-a-dia. Não gosta de fazer exercícios? Experimente começar a fazê-los ao ar livre. Que tal uma caminhada na praia ou no parque? Não tem como fugir… Se você quer ter uma vida mais equilibrada e saudável, o exercício físico é uma das práticas que não pode faltar na sua vida.
Você sabia que a conexão social é essencial para nossa resiliência emocional e saúde geral? Estudos mostram que isolamento e solidão estão associados a maior mortalidade e morbidade, especialmente entre indivíduos já diagnosticados com condições relacionadas ao estilo de vida. Lembrando que Whatsapp não vale. Os benefícios da sociabilidade só valem se o encontro for ao vivo.
Você está satisfeito com a qualidade do seu sono? Saiba que a insônia (ou mesmo o sono “picado”) pode levar à diminuição da capacidade de recuperação do sistema imunológico. Por isso, quando não dormimos bem, ficamos não só, cansados e estressados, mas mais suscetíveis a contrair gripes e resfriados. Isso a curto prazo. Os resultados ao longo do tempo são ainda piores. A medicina do estilo de vida identifica e estimula a correção de comportamentos tóxicos adquiridos ao longo da vida.
Os perigos do uso de álcool, cigarro e drogas incluem um aumento do risco de muitos tipos de câncer, doenças cardíacas e doença pulmonar obstrutiva crônica. Aconselhamento de cessação combinado, quando necessário, com medicamentos, ajuda os pacientes a abandonarem esses hábitos com sucesso.